Cineclube da Aliança Francesa de Fortaleza exibe filmes da Nouvelle Vague

À bout de souffle.01

A Aliança Francesa de Fortaleza lança nesta sexta-feira (20), às 18h30, um cineclube que apresentará um repertório de clássicos do cinema francês ao público cearense, estreando com “À bout de souffle” (1960), de Jean-Luc Godard. A iniciativa propõe o estudo de clássicos que conquistaram cinéfilos no mundo todo, com a realização de debates e conversas a cerca do filme após a exibição. Os encontros acontecerão uma vez por mês, a cada terceira sexta-feira, na sala “Truffaut”, da sede Aldeota.

Durante este semestre, a Aliança Francesa abordará a Nouvelle Vague, movimento do cinema francês das décadas de 50/60, que surgiu após a Segunda Guerra Mundial como uma expressão de intransigência ao modelo adotado anteriormente, propondo o restabelecimento do “Cinema Autor”, que vigorou no país até o início dos anos 30 e influenciou a cinematografia mundial.

A primeira sessão contará com intervenções de estudantes da UFC Cinema, falando sobre os aspectos técnicos e curiosidades dos filmes, além da orientação de Sylvain Druot, coordenador cultural da Aliança Francesa, apresentando as referências culturais exibidas no filme. A entrada é gratuita, com vagas limitadas para 40 participantes (inscrições pelo telefone da mediateca: 85 3244.7887).

Anúncios
%d bloggers like this: