Mostra New Queer Cinema acontece em junho no Rio de Janeiro

Tatuagem 1

A Mostra New Queer Cinema – Cinema, Sexualidade e Política acontece de 09 a 21 de junho na CAIXA Cultural Rio de Janeiro com a exibição de filmes produzidos na efervescente virada dos anos 1980 para os anos 1990. A Mostra valoriza tramas sobre personagens gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros.

Serão exibidas 27 produções, sendo 14 longas-metragens, quatro médias e nove curtas. Produções dos Estados Unidos (EUA), Canadá, Reino Unido, e seis títulos do Brasil integram a programação. Entre os destaques estão os longas-metragens “O Animal Sonhado”, “Tatuagem” (foto) e “Doce Amianto”.

Duas mesas de debate com a participação de pesquisadores e cineastas estão programadas: “O New Queer Cinema, sua relação com a história, política e a historiografia do cinema” será tema da mesa formada por Mateus Nagime, Hernani Heffner (pesquisador, professor e chefe do acervo da Cinemateca do MAM-RJ) e Yann Beauvais (pesquisador e realizador), e “As diferentes faces do New Queer Cinema e sua luta contra o mainstream” contará  com Denilson Lopes e os pesquisadores Vinicios Ribeiro e Matheus Santos.

Além do Rio de Janeiro, a Mostra também acontece nas unidades da CAIXA Cultural de São Paulo (até 10 de junho), de Fortaleza (de 11 a 23 de agosto), e de Curitiba (de 25 a 30 de agosto).

Anúncios
%d bloggers like this: