II Mostra Curta Vazantes: Cinema em Comunidade anuncia vencedores

Curta Vazantes - Joana - Daniel Pinheiro Lima1

Na última semana, o distrito de Vazantes, em Aracoiaba, interior cearense, viveu a experiência do cinema. A segunda edição da Mostra Curta Vazantes: Cinema em Comunidade ofereceu à população local exibições, debates, oficinas e apresentações culturais. A premiação, dividida em curta-metragem de ficção e animação, elegeu “João Heleno dos Brito” (PE), de Neco Tabosa, e “Joana” (MG – foto), de Daniel Pinheiro Lima, os melhores do ano.

A programação contou com 30 curtas-metragens do Brasil, Espanha e Romênia. Entre os destaques do ano também estão “O Segredo da Família Urso” (SC), de Cíntia Domit Bittar; “Caradecaballo” (Espanha), de Marc Martinez Jordán, e “Elmando” (Romênia), de Anton Octavian. O júri oficial foi formado por Quico Meirelles, Gabriel Lyber, Nei Francisco e Rodrigo O. Torres.

Realizada pela Pontilhado Cinematográfico e Produções Culturais e Artísticas Ltda., em parceria com a Universidade Católica de Pernambuco e Fundação Fé e Alegria do Brasil – Vazantes (Ceará), com patrocínio do Armazém Coral e da Fortaleza Tintas, a II Mostra Curta Vazantes promoveu três oficinas de formação para jovens do distrito: Aprendendo a Ler Imagens em Movimento, com Torquato Joel; Bonecos Animados, com Quiá Rodrigues, e Fazendo Filmes Curtíssimos, com Marcelo Quixaba e Carine Fiúza. O resultado dos cursos foi exibido na cerimônia de encerramento, no sábado (13).

Ainda no encerramento, a Fundação Fé e Alegria do Brasil, que completa 10 anos de atuação em Vazantes, e a Universidade Católica de Pernambuco foram homenageadas pelo investimento na cultura e em obras sociais. Nascido em Vazantes, Padre Pedro Rubens, reitor da Universidade Católica, reforçou a importância de levar o cinema ao interior. “A Mostra recria o cinema a partir de um lugar onde não existe cinema. Vazantes é coisa de cinema e todos nós somos artistas”, disse ao receber o prêmio.

O Distrito de Vazantes é uma pequena porção administrativa que, juntamente com outros sete Distritos, compõem o município de Aracoiaba, situado na microrregião do maciço de Baturité, no Ceará. Vazantes possui uma população aproximada de 3.200 habitantes, sendo que 2.200 estão na sua área mais urbana e os demais na área rural. A população de Vazantes e comunidades vizinhas somam 10 mil habitantes, que não têm acesso ao cinema, locadoras ou qualquer possibilidade de exibição de filmes.

*Premiados da II Mostra Curta Vazantes: Cinema em Comunidade

CURTA-METRAGEM (FICÇÃO)
Melhor Curta:
“João Heleno dos Brito” (PE), de Neco Tabosa
Melhor Direção: “Caradecaballo” (Espanha), de Marc Martínez Jordán
– O júri concedeu menção honrosa na categoria Direção para “O Segredo da Família Urso” (SC), de Cíntia Domit Bittar
Melhor Roteiro: “Doido Lelé” (BA), de Ceci Alves
Melhor Montagem: “Caradecaballo” (Espanha), de Marc Martínez Jordán
Melhor Fotografia: “O Segredo da Família Urso” (SC), de Cíntia Domit Bittar
– O júri concedeu menção honrosa na categoria Fotografia para “Ilha” (PB), de Ismael Moura

CURTA-METRAGEM (ANIMAÇÃO)
Melhor Curta:
“Joana” (MG), de Daniel Pinheiro Lima
Melhor Direção: “Fuga Animada” (SP), de Augusto Bicalho Roque
Melhor Roteiro: “A Pequena Vendedora de Fósforos” (RS), de Kyoko Yamashita
Melhor Montagem: “Elmando” (Romênia), de Anton Octavian
Melhor Fotografia/Arte: “Elmando” (Romênia), de Anton Octavian

Anúncios
%d bloggers like this: