‘A Escola Vai ao Cinema’ promove formação no interior cearense

O Segredo dos Diamantes

O projeto A Escola Vai ao Cinema foi lançado ontem (11) no Cinema da Rede Pinheiro, na cidade de Sobral, no Ceará.  Foram exibidos três curtas “O Prisioneiro e o Bambu”, “O Palhaço” e a “Invenção da Galinha”, produzidos por alunos da rede pública de Sobral, Limoeiro do Norte e Quixadá por meio de oficina de animação realizada em cada município.  Essa, que é a oitava edição do projeto, passará também por Limoeiro do Norte (dia 14/09) e Quixadá (dia 16/09), e vai incluir no roteiro o município de Aracati.

Ainda em Sobral, no dia 12, às 9 horas, acontecerá o Seminário Cine Educação conduzido pela coordenadora pedagógica do projeto, jornalista Bete Jaguaribe, e logo depois será exibido o filme “O Segredo dos Diamantes” (foto), tendo como plateia de formação os professores da Rede Pública de Ensino. O filme é dirigido pelo cineasta mineiro Helvécio Ratton, que tem uma longa trajetória dedicada a filmes com temática infantil e já recebeu o prêmio de Melhor Filme pelo Juri Popular no 42º Festival de Cinema de Gramado – 2014.

Realizado pelo Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social, A Escola Vai ao Cinema tem como principais objetivos  qualificar a educação, estimulando alunos e professores por meio do cinema, possibilitar aos alunos de escolas públicas do interior do estado o contato com outras referências culturais e estimular a valorização da produção cinematográfica nacional.

Em cada cidade o projeto promove exibições de filmes nacionais, seminários de Cine Educação para os professores da rede pública de ensino, oficinas de animação e concurso de redação. As atividades realizadas são todas interligadas e envolvem  alunos do 1ª ano do Ensino Fundamental até o 3ª ano do Ensino Médio.

Anúncios
%d bloggers like this: