26º Cine Ceará abre as inscrições para as mostras competitivas

Público na frente do Cineteatro São Luiz_foto Rogerio Resende

O 26º Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema, recebe, de 02 de fevereiro a 31 de março, inscrições para as mostras competitivas, que acontecem em Fortaleza de 16 a 22 de junho de 2016 no Cineteatro São Luiz. O regulamento pode ser consultado no site oficial.Com um país ibero-americano homenageado a cada edição, o Festival contempla este ano o México com a exibição produções do cinema contemporâneo do país.

Podem concorrer na Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longas-Metragens filmes produzidos por cineastas da América Latina, Caribe, Portugal e Espanha, nos mais diversos gêneros, em qualquer formato possível de ser projetado digitalmente. A diferença em relação às edições anteriores do Festival é que serão aceitas inscrições de longas com duração a partir de 60 minutos. A prioridade na seleção será para filmes inéditos no Ceará. Serão agraciados com o troféu Mucuripe os vencedores nas seguintes categorias: Melhor Filme, Direção, Fotografia, Edição, Roteiro, Som, Trilha Sonora Original, Direção de Arte, Ator e Atriz.

A Mostra Competitiva Brasileira de Curtas-Metragens também apresenta uma alteração na duração dos filmes e aceitará inscrições de curtas com até 25 minutos. Podem participar realizadores brasileiros ou radicados no país há mais de três anos, devendo o trabalho inscrito ter sido produzido a partir de 2015 e não ter participado do processo seletivo da edição anterior do Festival. Nesta mostra, também serão priorizadas na seleção obras ainda não exibidas no estado. Concorrem ao troféu Mucuripe os eleitos pelo júri nas categorias de Melhor Curta-Metragem, Direção, Roteiro e Produção Cearense.

Anúncios
%d bloggers like this: